Retiro de Ioga

COMO MUDAR OS MAUS HÁBITOS CRIADOS DURANTE A QUARENTENA?

 Desconfinamento, palavra doce com sabor a mel, liberdade e à frescura da lúcia-lima. Nada é mais inspirador e motivador que esta palavra, que significa retomarmos finalmente a nossa vida! E agora, o que fazemos?

Nestes meses, em casa, o corpo ganhou alguns quilos e péssimos hábitos de sedentarismo que teremos rapidamente de resolver se queremos estar em forma para os dias de sol que se avizinham. Se não há vontade e precisa de uma ajudinha, deixamos-te aqui algumas dicas sugeridas pelo nosso instrutor de ioga, João Alves:

5 DICAS DE COMO MUDAR OS MAUS HÁBITOS CRIADOS DURANTE A QUARENTENA

1.       Tomar Consciência. Refletir sobre as consequências dos maus hábitos a médio longo prazo.

2.       Projeção com motivação. Quando te perguntas como gostarias de te sentir, de te ver no futuro, o que te deixa mais motivado, o que te faz vibrar, visualiza a ideia que mais te empolga sobre ti no futuro, e deixa essa sensação tomar conta de ti.

3.       Planeamento Realista. Quais os novos hábitos a criar para chegar à minha melhor versão no futuro? Traça um plano do que precisas fazer para chegares ao teu objetivo, sê sincero contigo, cria um plano realista e que consigas cumprir. Lembra-te: o mais importante é ser consistente, por isso fá-lo de forma a que te motive, que não seja um fardo, mas algo que queiras fazer. 

4.       Ação. Começa! Não te deixes ficar pelo plano. Cumpre o teu plano com a maior quantidade de prazer possível. Se vais correr, corre no sítio de que mais gostas. Se mudaste para uma alimentação saudável, come algo saudável, mas delicioso. Não sejas muito duro contigo, especialmente ao início, assim será mais fácil de manter o plano e manter a consistência.  O mais importante é fazer menos, do que tentar fazer muito ao início e desistir.

5.       Ser Flexível. Nem todos os dias te vais sentir motivado, cheio de energia e com vontade de cumprir o plano. Adapta-te, diminui o tempo, a intensidade, e até não o faças nesse dia. A força deve vir do entusiasmo, da vontade, não deixes isso morrer. Live to fight another day.

Durante o mês de junho, iremos promover “retiros de ioga” nos nossos alojamentos. O ioga surgiu quase que naturalmente como sugestão nas nossas atividades de animação turística, uma vez que é uma atividade que se pode ser praticado no ambiente em que estamos inseridos de natureza e silêncio.

Serão apenas dois dias em que irás viver intensamente um bocadinho daquilo que é o ioga, a meditação, com atividades para pôr o corpo em forma, para te conheceres um pouco mais e te libertares através do teatro xamânico, serviço de massagem, alimentação vegana cuidadosamente selecionada pela nossa nutricionista, muito convívio e mergulhos no rio Zêzere

Com estas dicas, será fácil começar a ganhar novamente vontade de mexer, exercitar e comer de forma saudável e o mais importante não é o desporto que praticas ou o dinheiro que investes nele. 

Fica já a conhecer o programa!

Retiro “Eu-Rumo à mudança”

Programa

Horário flexível e sujeito a alterações

Sexta-feira- 4 e 25 de junho

21h30/Receção

Pequena ceia

Sábado-5 e 26 de junho

6h30Acordar

7h00-Ioga Flow

8h30- Buffet Pequeno-almoço

9h45- Rita Frazão- Identidade VS Personagens-Teatro Xamânico

12h45/13h00-Almoço-Buffet

14h00/14h15- Meditação e Caminhada silenciosa na natureza com vista sobre o Zêzere

15h45-Atividade aquática Paddle/ SupYoga

15h00-Workshop Eu-Rumo à mudança- João Alves

16h30-Lanche-Buffet

17h30-Ioga Suave

18h45-Momento Livre-Massagem Relaxamento/Shiatsu e Ayurvédica e mergulho no rio Zêzere.

20h30-Jantar-Buffet-Churrasco Vegano

22h30-Meditação- Preparar para dormir

Domingo-6 e 27 de junho de junho

7h00- Hatha Ioga

8h30-Pequeno-almoço

11h30/12h-Almoço- Workshop “Da Horta para o Prato”

 

14h00-Conclusão-Agradecimento

Instrutor de Ioga

João Alves

Olá! Eu sou o João Alves e irei ser vosso instrutor de ioga e meditação. Através do nosso autoconhecimento encontramos a harmonia, o que nos permite viver cada momento mais plenamente.

O Retiro Eu-Rumo à Mudança foi organizado como o objetivo de estimular a nossa capacidade intrínseca de nos equilibrarmos, através da observação de nós próprios e dos nossos mecanismos internos.

A nossa proposta é que durante 2 dias e 1 noite te voltes para dentro de ti e entres em contacto com a tua verdadeira natureza, para que desta forma possas desfrutar também da natureza que te rodeia, em especial deste magnífico sítio. Tudo isto de forma mais consciente e plena!

Temos várias atividades preparadas para ti como: Ioga, Meditação, Paddel, Sup Yoga, workshops, caminhadas na natureza e massagem. Entre momentos de convívio e contemplação. Estas práticas serão oportunidades propostas por nós, de te encontrares com a plenitude que tanto procuras. Aquela sensação de preenchimento que erroneamente procuramos nas coisas, nos outros, nos momentos, mas na verdade nunca saiu de ti. Apenas tens de dar-te a oportunidade de a voltares a sentir.

 

Nutricionista

Célia Dias Lopes

Olá! Eu sou a Célia. Tudo começou em 1976, altura em que nasci. Em 1994 entrei na universidade para o curso de dietética. Confesso que um pouco por acaso. Mas percebi que estava no sítio certo passado poucas semanas, pois é, e já passaram 24 anos que me dedico à nutrição.

Acredito que a nutrição é mais do que aquilo que pomos no prato. Cuidar da nossa mente, corpo e espírito como um todo é fundamental. Claro que a alimentação tem um impacto brutal no nosso bem-estar.

Não sou vegetariana, mas faço muitas refeições vegetarianas ao longo da minha semana.

Acredito que cozinhar pode e deve ser um ato de amor, e que a comida sabe sempre melhor quando é preparada com carinho, seja apenas para nós ou para encher uma mesa.

E é exatamente isto que me move todos os dias. Quero que o meu trabalho informe, esclareça e empodere as pessoas à minha volta. 

Irão degustar ao longo deste retiro alimentos deliciosos, nutritivos e saudáveis.

O Workshop da “Horta para o Prato” pretende celebrar a abundância da nossa terra com a alimentação saudável e vegetariana, de fazer coisas deliciosas com ótimos ingredientes e, em última análise, de tornar as pessoas felizes.

Esperam que se sintam inspirados para embarcar nesta deliciosa aventura.

 

Atriz e encenadora

Rita Frazão- Atividade Teatro Xamânico

 “Atriz, autora, encenadora, professora de teatro e Coach artístico, mas também de atleta, terapeuta corporal ayurveda, instrutora de ioga e de fitness, criadora da cosmética natural Savage Oils e diretora da Associação Cultural Catharsis Emotional Arts. Tenho desenvolvido um sólido percurso artístico, com grau de mestre pela Escola Superior de Teatro e Cinema em Artes Performativas, pós-graduação em teatro e comunidade e um leque vasto de mestres como Corazza em Madrid, Phillippe Gaulier em Londres, Venapani, Marcia Halfrecht, entre outros. Leciono teatro desde 2006 vários grupos e de várias idades.

O teatro xamânico é uma viagem de desenvolvimento pessoal, o resgatar das nossas raízes, uma catarse, a liberdade e a coragem de sermos nós próprios. O foco é sempre o bem-estar do grupo e a realização de momentos únicos através das ferramentas que o teatro oferece. O programa é facilmente adaptado ao grupo, às vivências e expectativas. O teatro é humano e é feito para pessoas e com pessoas. Inspiramo-nos ainda em temas como a identidade, expressão corporal e vocal, imaginação, criatividade, lendas, mitos e contadores de histórias.

 

Damos-lhe a conhecer o programa do nosso Retiro Eu-Rumo à Mudança e esperamos por si!

 

Marque em: www.aldeiasdozezere.com

ou telemóvel 962283788

reservas@aldeiasdozezere.com

Namaste! 

Recommended Posts

Ainda sem comentários, escreva o seu!


Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *