A nossa história podia ter início nas origens do rio Zêzere, que deu nome a este projeto. Não no local onde nasce, mas nos factos e estórias que percorreram o tempo para contar como tudo começou.
O nome deste que é o segundo maior rio de Portugal permanece incerto. Será oriundo da designação árabe “Odizezar”, que significa rio das cigarras? Ou está ligado ao Azereiro, que crescia em abundância junto ao seu percurso?
A escolha do rio Zêzere como ponto central do projeto, deve-se não só pelo facto da sua imensa potencialidade turística, mas também para sua beleza natural, rica biodiversidade e ter 370 km de magníficas paisagens, de um sem número de opções de o percorrer.
A denominação de pátios surgiu da ideia, de “pátio” ser um ponto central da casa, onde acontece várias coisas, principalmente as mais divertidas e em família. O nome a seguir a cada pátio está associado ao local onde foi construído porque queremos manter a identidade cultural de cada sítio.
As Aldeias do Zêzere pretendem criar um alojamento e atividades em rede, tendo como compromisso de fazê-lo de forma economicamente sustentável, com infraestruturas ecologicamente corretas, respeitando sempre o meio e o espaço onde estarão inseridas, favorecendo o bem-estar e a troca de experiências positivas entre os habitantes locais e os hospedes.
Somos pela paz
Somos pela natureza
Somos pelo equilíbrio entre o bem estar do homem e da natureza
Sabemos questões ambientais são uma preocupação global devido á sua gravidade e dimensão, causado ao longo de anos descontroladamente e acreditamos que é urgente tomar medidas para criar estabilidade no presente e de prevenção futuras
Somos pela sustentabilidade
Somos pela família, pelo carinho que os nosso avós nos deixaram, mas também pela sua cultura e tradições pelo que nos comprometemos a dar continuidade a isso
Somos pela nossa terra, pela nossa gente mas também por si que o acolhemos e queremos que leve memórias incríveis deste lugar
Somos pelo rio, pelo orvalho, pela água que bebemos
Somos pela terra que cultivamos
Somos pela vida e de igual importância de todos os seres da terra
Vamos caminhar juntos e fazer deste sítio um local melhor para todos nós.