Bem-vindo, 2021!

O que aprendemos com 2020?

Não podemos partir para 2021, sem fazer um balanço de 2020… só assim conseguimos apurar as coisas boas que nos aconteceram e que queremos manter nas nossas vidas; assim como as más e as aprendizagens que nos trouxeram, e para evitar que se repitam.

2020 foi o ano que trouxe a nova variante do SARS-COVID19, e com ele a insegurança, e que nos obrigou desde o início a uma adaptação e uma mudança radical na forma de viver as nossas vidas.

Foi o ano em que as palavras ‘diferente’ e ‘atípico’ serviram para definir todas as situações em que socializámos com os nossos amigos e familiares. Todos os momentos importantes da nossa vida assim como as quadras festivas passaram a integrar algum destes adjetivos… um aniversário diferente, as Festas diferentes… o novo ‘normal’. Faltaram-nos as Ceias de Natal, a Passagem de Ano e houve até quem tenha adiado o tão ansiado “SIM”.

2020, parte! Não deixas saudades! Mas ainda assim agradecemos as aprendizagens, que não podem ser esquecidas.

A todos nós, que vivíamos uma vida frenética, em constante malabarismo entre a vida profissional e pessoal; o ano COVID veio mostrar-nos que podemos desacelerar e fazer as mesmas coisas, com um ritmo mais lento – com recurso às novas tecnologias é possível realizarmos muitas tarefas, sem nos deslocarmos. Outra palavra que se destaca é Teletrabalho: as reuniões passaram a ser realizadas através de videochamada e as nossas casas: as salas, as cozinhas, e os quartos transformaram-se em escritórios improvisados.

E toda a vida familiar, o trabalho, a educação dos filhos, os telefonemas, a nova tarefas enquanto professores passaram todos a existir num mesmo espaço, e todos ao mesmo tempo! Que atire a primeira pedra quem não se sentiu no limiar das suas forças! Por outro lado, ao estarmos em nossa casa, com mais tempo junto das nossas famílias também nos permitiu aproximarmo-nos mais daqueles que realmente amamos e estar mais sensível às suas necessidades: experimentámos novas e originais receitas, dedicámos tempo precioso à leitura das estórias das nossas crianças e a desenvolver novas aptidões e hobbies – como sempre quisemos fazer…. 

Os laços sociais mudaram… alguns dos amigos ficaram pelo caminho, mas os bons, estiveram sempre connosco! E mais uma vez, as novas tecnologias assim o permitiram.

Aqueles que se mantiveram por perto de si, em 2020, conserve-os para a vida!

Como estivemos muito tempo em casa, e o caminho para o frigorífico é muito curto: muitos de nós saíram um pouco mais roliços do período de confinamento e poucos foram os que conseguiram adquirir hábitos alimentares mais saudáveis! Como já é hábito, uma das muitas soluções de Ano Novo será resolver esse “pequenino” problema.

Mas, nem tudo foi mau! Com o facto de estarmos confinados nas nossas casas e não haver tráfego automóvel e aéreo, conseguimos travar a poluição ambiental, que ameaçava colapsar o nosso planeta e a ausência de ruído trouxe os animais a locais onde não eram avistados há décadas.

A camada de ozono recuperou. O ar tornou-se o mais puro desde os últimos 20 anos. A água dos rios ficou mais limpa e até a rotação da terra mudou. Há quem não tenha a perceção, mas o movimento dos transportes, a circulação das pessoas e o trabalhar das máquinas afeta a rotação da Terra. Desde o confinamento os sismólogos afirmam que se têm registado muito menos fenómenos sísmicos.

Por outro lado, as pessoas em casa também consomem mais alimentos, energia, serviços como a comunicação, gastam mais água e produzem mais lixo e há que pensar em soluções que possibilitem o equilíbrio entre a existência do Homem na Terra, sem a levar ao limite. Necessitamos de soluções que possibilitem ao Homem satisfazer as suas necessidades sem comprometer, prejudicar, destruir o legado das Gerações Futuras.

Resoluções para 2021

Não espere que lhe digam para fazer o que está correto: o tempo de pandemia mostrou-nos que estamos todos no mesmo barco e que precisamos uns dos outros: seja responsável! Siga as indicações da DGS, respeite o distanciamento social, use máscara e ponha em prática aquilo que tão bem aprendeu em 2020: Etiqueta respiratória e lavagem das mãos.

Mais do que nunca precisamos de estar unidos para combater este desafio, juntos! Nunca um Ano Novo foi tão ansiado e nele depositada tamanha ESPERANÇA!

ESPERANÇA nas vacinas que possam curar a epidemia Covid-19

ESPERANÇA que a nossa vida volte ao normal, e não precisemos mais de máscara

ESPERANÇA de podermos abraçar os nossos amigos, familiares

ESPERANÇA de partirmos naquela viagem que há tanto tempo sonhamos

Todos queremos um mundo melhor: sem poluição, em que as pessoas sejam mais amigas, mais empáticas, mais unidas: mas nada temos feito para mudar! Mas esse mundo sim, é possível! Basta ver o impacto que teve uma pessoa, na China, ao ter contraído SARS-COV e a repercussão que teve a nível mundial!

Não espere por ninguém para fazer a mudança: um mundo melhor começa hoje e por si, se assim o desejar!

FELIZ ANO NOVO 2021!

Que este seja o Ano de concretização dos seus desejos e sonhos! Cá o esperamos nos nossos alojamentos: Pátio dos Caseiros e Pátio do Vale da Ladeira, para o ajudarmos a concretizar os seus sonhos de evasão!

Marque em: www.aldeiasdozezere.com

ou telemóvel 962283788

reservas@aldeiasdozezere.com

Ainda sem comentários, escreva o seu!


Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *